Faculdade Don Domênico abre inscrições para Pós-Graduação em Metodologias Ativas

Curso abordará as principais metodologias ativas de ensino utilizadas nas principais universidades do mundo

No dia 24/02 terá início a Pós-Graduação em Metodologias Ativas promovida pela Faculdade Don Domênico, por meio do seu Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI). O curso terá a duração de 14 meses, com aulas presenciais e EAD sempre aos sábados pela manhã. “O curso que será oferecido tendo como base o modelo utilizado na formação de professores da Faculdade Don Domênico, iniciado em agosto de 2017. Constatado o sucesso da iniciativa, resolvemos abrir ao público em geral que tem interesse nesse novo modelo de ensino, onde o aluno é o protagonista do seu aprendizado”, afirma a Profa. Me. Mônica Machado Alonso, Coordenadora da NUPPI.

Alunos da Faculdade Don Domênico participando de atividades com Metodologias Ativas

As metodologias ativas são amplamente utilizadas nos maiores centros acadêmicos do mundo, sendo para muitos o futuro da educação. “O aluno mudou, o ambiente acadêmico mudou, tornando necessário que as instituições de ensino se adequem às novas necessidades do indivíduo que busca um curso superior. Isso representa ainda, uma mudança dramática no papel do professor, que funcionará como um tutor, um mediador, alguém que orienta o aluno na busca por seu aprendizado, ao invés de entregá-lo de mão beijada, estimulando a pesquisa e a proatividade do aluno”, lembra o Diretor da Faculdade Don Domênico, Prof. Me. Fernando Mendes Passaes.

A utilização de metodologias ativas vem alcançando resultados expressivos no aprendizado de alunos de diversos cursos, conforme comprovam estudos científicos realizados em todo o mundo. “Uma metodologia ativa de aprendizagem tem como premissa que apenas ver e ouvir um conteúdo de maneira apática não é suficiente para absorvê-lo. O conteúdo e as competências devem ser discutidos e experimentados até chegar ao ponto em que o aluno possa dominar o assunto e falar a respeito com seus pares, e quem sabe até mesmo ensiná-lo”, afirma o professor norte-americano Mel Silberman, um dos maiores entusiastas do modelo.

Professores da Faculdade Don Domênico em Capacitação de Metodologias Ativas

Segundo Marcos Eduardo, professor da Faculdade Don Domênico, a experiência o levou a rever seus conceitos a respeito do ensino e aprendizagem, transformando sua pratica em sala de aula.  “Não foi fácil, pois estamos acostumados pela própria formação a realizarmos uma preleção, explanação sobre aquele assunto que dominamos, porém muitas vezes os alunos não estão colocando a mão na massa, não estão experienciando com a mesma intensidade com a qual lhe estou apresentando”.

Um dos maiores filósofos da humanidade, Confúcio já dizia há 2,5 mil anos “o que eu ouço, eu esqueço; o que eu vejo, eu lembro; o que eu faço, eu compreendo”, demonstrando que o “Fazer”, pode ser um instrumento de aprendizado mais eficaz que o modelo tradicional utilizado na maioria das instituições de ensino no Brasil.

Desde 2017, a Faculdade Don Domênico faz parte do Consórcio STHEM Brasil, formado por cerca de 50 Instituições de Ensino Superior Brasileiras, com o objetivo de difundir práticas inovadoras de ensino. “O oferecimento da Pós-Graduação em Metodologias Ativas de Ensino é consonante com a participação da instituição no Consórcio STHEM, além de ser uma forma de propiciar a discussão a respeito do modelo inovador de ensino junto à profissionais das mais diversas áreas de estudo”, finalizou Fernando Passaes.

Sobre o Curso

Metodologias Ativas de Ensino

Início previsto: 24/02

Horário: 08h30 – 12h30 (Sábados)

Duração: 14 meses

Método de Ensino: Aulas presenciais e EAD

Investimento: R$388,00 (Mensalidade)

Inscrições/informações: Secretaria da Faculdade – 13 3308 3000

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/