Sequência do 6° Seminário Internacional promovido pela Expertise Educação, em Tampere, Finlândia, promove visitas técnicas e discussões sobre o papel do professor

Coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI) da Faculdade Don Domênico, Mônica Machado Alonso, participa do seminário

No segundo dia do 6° Seminário Internacional promovido pela Expertise Educação, em Tampere, Finlândia, a coordenadora do NUPPI – Núcleo de Praticas Pedagógicas Inovadores, Mônica Alonso, assistiu apresentação denominada “24 hour challenge”.Nesse projeto as empresas dos alunos têm que resolver em 24 horas um problema que uma empresa externa apresenta para eles. A missão das empresas é criar material de marketing e de divulgação para a empresa externa. O material deve ser em inglês, pois é destinado ao mercado internacional”, afirmou.

No mesmo dia, na parte da tarde, os participantes dialogaram e discutiram sobre a responsabilidade dos estudantes na Proakatemia, seguida de um Tour pelo Y-campus – campus da TAMK no qual são ministradas aulas tradicionais e híbridas. “Neste campus, os alunos do primeiro ano abrem empresas fictícias para se prepararem para ir estudar na Proakatemia”. O dia foi encerrado com uma discussão sobre Liberdade X Responsabilidade.

Já no dia 15/11, terceiroº dia do Seminário, foi realizada visita à Kopla – empresa de jogos, fundado por um aluno formado na Proakatemia. “A empresa tem 3 anos, nasceu em uma garagem, onde ficou durante um ano. Nessa época, fechou um contrato de marketing na Alemanha, juntou 800 mil euros de financiamento e mudou para a sede atual. Hoje, tem 11 empregados”, destacou Mônica.

Em julho de 2016, a empresa lançou o jogo Nonstop Knight Trailer. A receita da empresa neste um ano e meio gira em torno de 10 milhões euros. Segundo Mika, dono da Kopla, na Proakatemia aprendeu a ler e a ter a curiosidade de aprender. Aprendeu a usar os conceitos em sua própria empresa. “Na experiência escolar anterior eu precisava memorizar para fazer provas. Como na Proakatemia não há provas eu precisava ler e aprender para a minha vida, para o meu negócio. Ler é uma competência para a vida”, afirmou Mika.

Visita à TRIBE

Na sequência, os participantes visitaram a a Tribe Tampere, uma comunidade para comunidades. Um local para que pessoas com a mentalidade empreendedora trabalhe juntas. “Em Tampere existem várias organizações que apoiam o empreendedorismo. A ideia de Tribe começou há um ano atrás para trazer essas empresas para trabalhar juntas”, citou Mônica. O espaço é como um hub, um pólo para se encontrarem, não um co-working”, completou.

Na tribe, diferentes organizações contribuem umas com as outras. Têm suas próprias atividades, mas acreditam no valor da colaboração.  “A Tribe tem muitos planos para o futuro e isso só será possível com organizações que juntas pensam no futuro de suas cidades. Eles escolhem colaboração acima da competição”, lembrou Mônica.

Na parte da tarde, de volta à Proakatemia, aconteceu uma ampla discussão a respeito do papel do coach e do professor. Segundo a equipe da Proakatemia, o coach utiliza 5 valores de base: 1- Criar, 2- Coragem, 3- Fazer, 4- Aprender e 5- Sucesso

Leandro Machado

Com informações de Mônica Alonso, direto da Finlândia

Noticia relacionada

Coordenadora do NUPPI participa de Seminário Internacional na Finlândia