Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental participam de atividade voltada à Leitura

Atividade foi desenvolvida pela Profa. Sheyla A. Leutz com os alunos do 1ºBT

A turma do 1ºBT participou de uma atividade voltada à leitura desenvolvida pela Profa. Sheyla A. Leutz. Nela, a professora selecionou diversos livros de literatura infantil ilustrados criando um espaço de leitura denominado “Venha Ler”. Em seguida, pediu aos alunos que se sentassem no chão formando em círculo e escolhessem uma das obras para a leitura.

“O incentivo à leitura é fundamental no desenvolvimento dos alunos, em especial, na infância para que eles adquiram o hábito e possam usufruir dos benefícios dele pelo resto de suas vidas”, afirmou Sheila. Depois de lerem o livro de sua escolha, os alunos trocaram obras com os colegas fazendo a leitura de mais um livro.

Na sequência, reuniu os alunos e procedeu com a leitura de um livro anteriormente discutido com os pais dos alunos. Durante a leitura, Sheila mostrava para a turma as ilustrações e explicava o que cada uma significava, conquistando a atenção dos alunos que começaram a interagir com a obra, antecipando muitas vezes as explicações a respeito das figuras. “Foi importante perceber o entusiasmo das crianças durante a atividade, a expectativa para a construção da história e o seu interesse com o assunto abordado durante a leitura”, destacou Sheyla.

“É muito importante que eles entendam que a leitura diária tem que fazer parte do nosso cotidiano, através da leitura eles ganham conhecimento e ninguém nunca irá tirar esse conhecimento deles, através da leitura que eles aprendem também novas palavras, e diversos tipos de culturas, e a importância disso na alfabetização é que eles vão aprender a respeitar o próximo, e ser mais éticos, mesmo sem entender de fato o que isto significa, e com este incentivo de leitura tanto da parte familiar, quanto da parte do colégio, cada vez mais eles irão se desenvolver e entender um pouco mais sobre o nosso mundo, e entender também qual gênero de leitura é mais atraente para cada um”, finalizou.

Felipe Chagas

Leandro Machado