Comunicação como Competência para Gestores encerra a programação de Palestras dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis

Cerca de 100 pessoas (Alunos e ex-Alunos) acompanharam a palestra proferida pelo Prof. Me. Marcel André Valluis

No dia 18 de outubro de 2017, aconteceu o último evento do Ciclo de Palestras de Administração e Ciências Contábeis, com a Palestra Comunicação como Competência para Gestores, proferida pelo Prof. Me. Marcel André Valluis.

No início de sua apresentação, Marcel definiu competência como o conjunto de habilidades que define o perfil de um profissional. “A competência deve proporcionar maior produtividade e adequação às empresas nos mais diversos contextos e situações, identificando pontos de excelência e de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento constantemente”, afirmou.

Em seguida abordou o conceito de comunicação que segundo Marcel significa tornar comum, trocar opiniões, fazer saber; implica em interação, troca de mensagens e de informações. É um processo de participação, de experiências. “A essência da palavra comunicação está associada à ideia de convivência, comunidade, relação de grupo, sociedade. Entretanto, somente ocorre comunicação quando a mensagem transmitida é, efetivamente, decodificada, ou seja, quando ela é compreendida! ”, destaca.

Outro ponto que mereceu destaque em sua apresentação foi a relação que existe entre a oralidade e a escrita. “Em uma sociedade letrada, não se fala apenas, mas também se escreve. A valorização social, pessoal e profissional de uma pessoa, nos dias atuais, está bastante ligada aos seus desempenhos escrito e oral”.

Na sequência, Marcel explicou as diversas etapas do processo de comunicação, desde o emissor ou remetente, passando pelo receptor ou destinatário, a mensagem, o canal ou veículo, o código e, finalmente, o contexto ou referente, citando o seguinte exemplo: “O céu está sereno. (=tranquilo) – O sereno cai suavemente. (=orvalho)”

Marcel destacou ainda, que além de bons conhecimentos sobre a gramática do nosso idioma, o português, é útil e necessário conhecer, também, alguns conceitos básicos sobre a língua. “A língua é um verdadeiro código social, enriquecido com o passar do tempo e à disposição dos indivíduos para que dele se apropriem adequadamente. É importante, ainda, observar as diferenças entre a língua falada e a língua escrita. Desse modo, o usuário da língua terá um melhor desempenho nas circunstâncias em que atua”.

A primeira parte da palestra foi encerrada com um exemplo de comunicação escrita que, ao longo da cadeia hierárquica dentro da empresa, sofreu diversas alterações, gerando uma mensagem completamente diferente daquela que iniciou o processo. “As palavras faladas voam…mas aquilo que é escrito permanece!”, alertou Marcel.

Na segunda parte da palestra, Marcel falou sobre a comunicação oral e escrita, destacando a importância de se conhecer as diferenças entre ambas e a sua importância como competência de um profissional de sucesso. “Sua fala influencia outras pessoas e, por essa influência, você vende, negocia, persuade, envolve, impressiona, cativa e conquista. Nossa vida depende, em grande parte, da maneira como nos comunicamos com o mundo. O nosso sucesso e o nosso fracasso estão relacionados com a comunicação”.

E, completou: “Para se ter sucesso na linguagem escrita, é preciso dominar o vocabulário, a gramática e a construção de frases. O maior problema ocorre quando se tenta escrever da mesma forma que se fala. Nesse caso, o resultado pode ser um texto incompreensível”.

“Para grande parte dos profissionais das áreas de Administração e de Ciências Contábeis, tão importante quanto falar bem é saber escrever corretamente. Redigir um texto com erros de português, um comunicado com ideias desarticuladas ou mesmo um simples e-mail com o texto truncado pode comprometer não apenas a eficiência da comunicação, mas também arranhar a imagem do profissional, por mais competente e eficiente que ele seja em suas atividades cotidianas”, finalizou.

Durante a palestra, Marcel apresentou uma série de dicas sobre como se comunicar, tanto na forma oral como na forma escrita, que podem ser consultadas abaixo.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Prova no dia 29/10 – Concurso de Bolsas de até 40% de desconto.

Inscreva-se:

http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/