Anna Juliana Tybor Passaes uma vida dedicada às Obras Sociais Don Domênico

Dona Juliana em solenidade de Colação de Grau

Dona Juliana como era conhecida faleceu  11 anos atrás , em 27/09/2006. Ela foi Vice-Diretora da Faculdade Don Domênico, Diretora Administrativa Geral Associação Amparo aos Praianos do Guarujá, entidade mantenedora da Faculdade e do Colégio Don Domênico, entre outras funções.

Considerada o braço direito de Cônego Domênico Rangoni, Anna Juliana Tybor Passaes, “Dona Juliana” como era carinhosamente chamada por aqueles que conviveram ela, foi muito mais do que isso. Mulher de fibra, foi responsável pela gestão das Obras Sociais Don Domênico por muito anos, sendo responsável por sustentar o legado deixado pelo Padre Don Domênico.

Para Maria Auxiliadora, a colaboradora mais antiga da Faculdade Don Domênico, Dona Juliana deve ser lembrada com muito carinho por tudo aquilo que fez em prol dos mais necessitados à frente das obras sociais Don Domênico. “Falar sobre a Juliana não é difícil, a dona Juliana era uma pessoa maravilhosa, eu tive a honra de trabalhar com ela durante 35 anos, aprendi muito com ela, era uma pessoa preocupada com os funcionários, era uma pessoa muito querida pela população, foi uma pessoa que estava à frente das obras sociais desde o começo, desde a igreja matriz, até a faculdade que é a obra mais recente do Padre Don Domênico. ”

Dona Juliana e Dr. Manoel Fernando Passaes

“Para mim dona Juliana era tudo, era uma pessoa dócil, muito preocupada com a educação, uma pessoa voltada para a saúde, ela se preocupava muito com o Hospital Santo Amaro e com a população do Guarujá, para ela tudo tinha que estar certo, e sempre em ordem, e para mim a Dona Juliana era tudo, espero que ele receba o seu verdadeiro descanso em paz, pois ela merece”, finalizou.

Já Adélia Luiza Lombardi, Coordenadora Administrativa da Creche Anna Juliana Tybor Passaes, destaca a natureza empreendedora de Dona Juliana. “Professora Anna Juliana era uma mulher idealizadora, empreendedora e dedicada às Obras Assistenciais Don Domênico. Foi marcante conviver com essa mulher tão especial e querida, que influenciará eternamente a nossa história”,

Para a Coordenadora Institucional da Faculdade Don Domênico, Mônica Machado Alonso, Dona Juliana era uma mulher à frente de seu tempo. “Tive muita sorte em conhecer a dona Juliana. Aprendi muito com ela. Ela sempre foi muito comprometida com a educação e o crescimento social de Guarujá. Mulher de pulso firme e, ao mesmo tempo, amável, doce. Dona Juliana foi uma mulher à frente do seu tempo. Ela deixou muitas saudades”, afirmou.

Dona Juliana é muito lembrada, além de sua capacidade como gestora, como uma pessoa extremamente educada, gentil e doce, o que fazia dela uma pessoa extremamente admirada e amada por aqueles que conviviam com ela. “Dona Juliana foi uma das melhores pessoas que conheci aqui no Guarujá, uma pessoa íntegra, educada e acima de tudo humana, uma pessoa que não media esforços para ajudar as pessoas”, lembra com carinho Jaílson Lopes, motorista.

Dona Juliana ao lado de João Pecchiore

Segundo ele, Dona Juliana sabia se impor como Presidente da Instituição, fazendo as devidas cobranças sem nunca perder a classe. “Dona Juliana me ensinou a ser uma pessoa melhor e me ajudou muito quando minha esposa ficou grávida da minha segunda filha. Ela e o Dr. Manoel Fernando Passaes, seu marido, me levaram até Águas de Lindóia e compraram diversas roupas para a minha filha. Ela sabia dar valor e oportunidade para as pessoas”. E, finaliza: “Sou muito grato por Deus ter me concedido a oportunidade de conhecer uma pessoa assim. Hoje nessa data tão triste só peço a Deus que a tenha ao seu lado para que ela possa continuar olhando por nós aqui”.

Marcelo Passaes, atual Diretor do Colégio Don Domênico, lembra que a sua vinda para o Guarujá e posterior entrada na instituição se deve em grande parte à influência de Juliana. “Antes de entrar para a instituição já a conhecia, pois, ela era casada com meu pai, e posso dizer que minha vinda ao Guarujá se deve 50% ao meu pai, e 50% à Juliana, ela realmente contribuiu de forma de muito efetiva para que eu me estabelecesse em Guarujá, e, consequentemente, a minha contratação na instituição. Convivi com Juliana por mais de 15 anos dentro da instituição”.

 “Dona Juliana é um dos pilares da história da Associação Amparo aos Praianos do Guarujá, uma vez que, após o falecimento de Cônego Domênico Rangoni, ela e meu pai conduziram de forma brilhante a instituição até que, infelizmente, por conta de um problema de saúde, ela nos deixou”, relembra. E, completa: “Era uma pessoa muito generosa, trabalhadora e, que realmente deu a vida pela instituição, e merece sempre ser lembrada por todos do Don Domênico e da Associação Amparo aos Praianos do Guarujá”.

Em razão de uma vida dedicada às Obras Sociais Don Domênico, Dona Juliana foi homenageada pela Associação Amparo aos Praianos do Guarujá em 2006, dando nome ao Projeto de Assistência Social e à Saúde, Creche Anna Juliana Tybor Passaes, responsável pelo atendimento de 130 crianças, preponderantemente dos Bairros do Santos Antônio e Cachoeira. Antes chamada de Creche “Ninho Maternal”, a entidade foi criada pelo Cônego Domênico Rangoni, sendo pioneira na assistência aos menores. Dona Juliana faleceu em 27 de setembro de 2006, data em que é comemorada a fundação da Faculdade Don Domênico.

Leandro Machado