Alunos de Administração e Ciências Contábeis participam de Palestra sobre Multiculturalismo e Interculturalismo

Palestra é parte do Cronograma de Eventos 2017/2 dos cursos de Administração e Ciências Contábeis

A Prof. Me. Ângela Omati Vaz, coordenadora do Curso de História da Faculdade Don Domênico proferiu palestra sobre o tema “Multiculturalismo”, na última sexta-feira (22/09), das 19h15 às 20h50, no Auditório da Faculdade Don Domênico.

A abertura do evento foi feita pelo coordenador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, Prof. Me. Marcel André Valluis, que agradeceu aos alunos presentes e apresentou a palestrante.

Em sua apresentação, Ângela Vaz destacou a importância de se conhecer a cultura das pessoas com quem se convive para que gafes não sejam cometidas, afirmando que, no caso de administração isso é fundamental em uma reunião de negócios. “Muitos erros são cometidos em razão da falta de conhecimento sobre a cultura das pessoas com quem convivemos. O Brasil é um País de dimensões continentais, fazendo com que cada região possua suas particularidades culturais, que deverão ser conhecidas, a fim de que não se cometam erros no tratamento com as pessoas”.

Segundo Ângela, um erro comum cometido pelas pessoas é confiar piamente em seus instintos na hora de lidar com as questões da multiculturalidade, gerando desconfortos necessários. “Nossos instintos são baseados naquilo que conhecemos, e muitas vezes vem carregados de pré-conceitos e estereótipos, causando situações de profundo descontentamento por parte de outras pessoas”, afirmou.

O tema estereótipo mereceu uma série de considerações e exemplos por parte da palestrante, pois, segundo ela, as pessoas desenvolvem uma alta carga de estereótipos em suas vidas. “Temos a mania de criar estereótipos para ilustrar aquilo que não conhecemos com profundidade. Um exemplo disso, é a visão equivocadas que temos de alguns povos. No Brasil temos o hábito de chamar todos os povos do oriente médio de ‘turcos’, enquanto somos retratados na Europa e nos EUA de forma caricata, muitas das vezes, associados à sexo, carnaval, praia, como se nossa cultura estivesse restrita a isso”, lembrou.

Na sequência, apresentou uma série de exemplos de diferenças culturais importantes entre povos que vivem próximos, chamando a atenção, por exemplo, das diferenças existentes mesmo dentro da língua portuguesa falada por portugueses e brasileiros, utilizando o texto abaixo para demonstrar seu argumento. Depois de lido o texto, os participantes deveriam explica-lo, mas, ninguém conseguiu.

Que língua falamos, português?

Um autocarro, na rua alcatroada, aciona os travões para não alcançar um puto, tendo, pois, que ficar aparcado na berna. O miúdo com auscultadores no telemóvel, tinha também um sandes em uma mão e na outra um gelado, nos bolsos rebuçados e pastilhas elásticas e estava acompanhado do seu rafeiro. Eles estavam a olhar a montra de um talho, nas rés do chão, muito fixe, decorada de alforrecas de esferovite, quando se distraíram com um peão de capachinho, peúgas coloridas e fato de banho. O puto agradeceu ao condutor que não o magoou, com um “obrigadinho” que respondeu “se faz o favor, ora pois”.

No final do evento, foi aberta discussão sobre os temas abordados, em especial, a importância de se conhecer as diversas outras culturas. “A palestra foi excelente, os alunos interagiram com a Profa. Ângela e o tema não poderia ser mais pertinente. O debate ao final foi um gran finalle”, finalizou Marcel

Leandro Machado