Profa. Ieda Willens utiliza atividades práticas no engajamento de alunos de diversas séries no Colégio Don Domênico

“Colocar a mão na massa é importante na construção do aprendizado”, afirma

A Profa. Ieda Willens desenvolve uma série de atividades práticas em suas aulas, com o intuito de criar situações de aprendizado que possibilitem uma maior interação e envolvimento dos alunos. “É importante mesclarmos as aulas tradicionais com atividades que estimulem outros sentidos dos alunos, dessa forma, o aprendizado se dá de uma forma mais prazerosa e eficaz”, afirma.

Uma dessas atividades foi realizada no 4At tendo como tema a simetria. “A ideia foi trabalhar o conceito de simetria, suas propriedades e seu papel como ferramenta no estudo de figuras planas e na resolução de problemas de construção geométrica. Para tanto, preparei a sala em formato de U, assim os alunos podiam visualizar o que eu estava fazendo e, também os seus colegas”, explicou. Os alunos receberam material  e tinham que recortar a figura de forma que ela se encaixasse perfeitamente à figura que a Profa. Ieda estava recortando. “Trabalhamos medidas e outras ferramentas neste exercício. Ao colocarem a mão da massa, os alunos aprendem mais”, destacou.

Na mesma turma os alunos participaram de uma atividade voltada ao incentivo da leitura, utilizando o livro “O Jacaré não manda carta”, de Julieta de Godoy Ladeira. Fazendo o encarte do livro sozinhos

Já no 7 AM e 7BM os alunos participaram de uma atividade de leitura utilizando jornais. “É importante que os alunos se habituem com a linguagem utilizada em jornais e possam perceber a diferença que existe em relação a livros tradicionais e outras publicações”, destaca Ieda. Durante a atividade os alunos trabalharam diversas questões como leads, manchete, até a parte gramatical.

Segundo Ieda a atividade serve a outro propósito, o de engajar os alunos em assuntos importantes. “Os jovens atualmente são muito alienados, utilizam redes sociais como fonte de informação, o que pode ser desastroso se levarmos em consideração que as fontes ali são muito duvidosas. Nesse sentido, ao manusearem um jornal, as crianças podem perceber a importância da fonte das informações que utilizarão, além de desenvolver pensamento crítico a respeito de assuntos do seu interesse”, lembrou.

Jacaré Não Manda Carta

Autora: Julieta de Godoy Ladeira

Paco é um jacarezinho danado de aventureiro. Quis conhecer outras paragens e veio dar bem no trecho poluído do rio Tietê. Não dá nem para respirar. Um mau cheiro, uma sujeira! Ele não imaginava que o pessoal da cidade sujasse tanto o rio. Você acha que Paco vai conseguir voltar para casa antes de ficar doente? Ninha e sua turma acreditam que sim, mas não será nada fácil.

Leandro Machado