Turmas do 5ºAM e 3ºAT preparam Bolo Salgado na aula de Culinária

Atividade serve também para reforçar conceitos de matemática e português

Hoje (13/09), as turmas do 5º AM da Profa. Érica Duarte e 3ºAT da Profa.   Fernanda Chinen participaram da aula de culinária, sob responsabilidade da Profa. Lêda. A receita do dia foi um Bolo Salgado com Molho Rosé.

Alunos do 3º AT

Durante a atividade os alunos do 5º AM e 3ºAT colocaram literalmente a mão na massa, cortando os ingredientes, separando as medidas de farinha e preparando o molho. “Uma das características da aula de culinária que mais impressiona é o envolvimento dos alunos. Eles querem se envolver em todas as etapas e competem para ver quem fez melhor a sua tarefa”, afirma Lêda. Todos os alunos participam das atividades. É importante ressaltar que, as atividades são realizadas de acordo com a idade dos alunos, de forma que aula seja a mais segura possível. “Alunos com mais idade tem mais responsabilidades que os com menos idades, razão pela qual, o planejamento da aula leva em consideração essa variável”, lembra Lêda.

Alunos do 5ºAM

Depois de pronta a massa, os alunos a dividiram em pequenos recipientes, na quantidade dos alunos da classe. Depois de pronto, os bolinhos foram entregues aos alunos que participaram da aula. “É importante para eles visualizarem o resultado do seu trabalho, pois, no início eles até duvidam que serão capazes de realizar tão bem as tarefas”, destaca Lêda.

Todos estavam ansiosos para ver a receita que eles mesmos haviam feito pronta, e poder saber se ficou tão bom quanto parecia estar, mas a Profa. Lêda só colocou as fôrmas no forno após levar os alunos para a sala, para prevenir qualquer tipo de acidente na cozinha.

“Eu amo o que faço, sempre penso alguns dias antes em receitas para os alunos, e fico feliz com o resultado, na culinária eles aprendem português e matemática ao mesmo tempo, e ainda melhor, na prática”, finalizou Lêda.

A cada mês as turmas preparam novas receitas, a fim de diversificar as atividades realizadas e manter o interesse dos alunos.

Felipe Chagas

Leandro Machado