Surfista profissional Caio Ibelli relembra seus tempos no Colégio Don Domênico

Atleta visitou a sede do Colégio na tarde de hoje (23/08)

Fonte: WSL

Na elite do surfe desde 2016, Caio Ibelli tem uma carreira que, apesar de ainda curta, com muito destaque. Campeão Mundial Júnior, em 2012, na Austrália, o surfista natural do Guarujá entrou na elite do circuito mundial no ano de 2016. Em seu primeiro ano recebeu o prêmio de “Rookie of the Year” de melhor estreante entre os top-34 do CT.

Caio foi aluno do Colégio Don Domênico no período de 2005-2009, elegendo Geografia como sua disciplina favorita. Caio lembra com carinho sua passagem pela instituição. “Gostava bastante de estudar por conta da qualidade dos professores do colégio. Lembro que as aulas eram divertidas, os professores utilizavam uma forma de ensinar que tornava o ambiente bacana. Isso fazia com que tivéssemos muito respeito por nossos professores”, afirmou.

Os professores na opinião de Caio são o principal diferencial do Colégio. “Lembro de estar sentado no fundo da sala fazendo bagunça e as professoras me colocavam na primeira carteira para que eu pudesse de fato aprender. Um exemplo é Língua Portuguesa, a Profa. Ieda exigia bastante dos alunos sempre com o objetivo de fazer com que pudéssemos aprender o máximo possível. Ela dizia: Hoje você vai estudar!!!. E estudávamos”, afirmou. Caio destaca ainda a Profa. Renata, de Inglês, como as professoras com quem tinha mais intimidade.

Prof. Iêda

Emocionada a Profa. Iêda destaca que: “eu em meus mais de 30 anos de profissão sempre tentei me esforçar para fazer o melhor, e lembro-me sempre que o vejo do esforço do Caio, apesar de suas dificuldades ele se esforçava sempre para me deixar feliz, não me esqueço de sempre pedir que ele ficasse bem na primeira cadeira pertinho de mim, ele é um menino maravilhoso e nunca vou me esquecer dele, era “tia” Iêda pra lá e pra cá, sempre com muito respeito”. Segundo Iêda, Caio já demonstrava potencial. “Eu percebia nele um potencial para ir tão longe quanto tem ido, eu me emociono com essas lembranças, das aulas, das brincadeiras, Caio é um menino de ouro”, concluiu com os olhos marejados.

Caio Ibelli. Rookie os the Year. Fonte: WSL

Profa. Renata Zabine

“O Caio sempre foi um aluno excelente, viajava muito por conta das competições, mas quando voltava sempre colocava tudo em dia, garantia boas notas e sempre muito educado e dedicado. Sempre foi um menino brilhante demonstrando que chegaria longe, pois sua perseverança sempre prevalecia. Tenho muito orgulho de ter feito parte na vida dele e hoje acompanho quase todos os campeonatos torcendo via whattsup com sua família que foi e é essencial para o sucesso desse grande garoto”, lembrou com carinho a Profa. Renata.

Atual 20º colocado no Ranking Mundial, Caio Ibelli é um profissional respeitado no circuito, sendo considerado um dos grandes nomes do futuro do surfe mundial. No mês de abril disputou a sua primeira final na elite, na etapa de Bells Beach, vencendo na semifinal o atual campeão do circuito John John Florence.

Caio Ibelli. Vice-Campeão da Etapa de Bells Beach. Fonte: WSL

Para Caio, o seu sucesso se justifica em parte ao trabalho desenvolvido pelo Colégio Don Domênico. “O colégio tem o histórico de apoiar os atletas através do seu programa de esporte. Tem gente que não pode pagar uma escola do nível do Don Domênico, e as bolsas de estudos que são concedidas a atletas são um incentivo fundamental. Lembro que, na minha época tínhamos treino físico no colégio. Isso faz com que o Colégio Don Domênico seja muito mais que uma escola. Os diretores, os professores e os profissionais em geral formam a bela reputação dessa instituição, fazendo com que todo mundo goste e queira estudar ali” afirmou.

Perguntado sobre a razão do Guarujá produzir surfistas com tanto sucesso, Caio explica: “Temos a sorte de ter onda o ano inteiro. Nossa cidade permite que surfemos todos os dias, em todas as condições. Considero o berço do surfe brasileiro. O fato das ondas serem tão boas e a cidade não ter muitas opções de lazer, estimula que os atletas se especializem nesse esporte”.

Fonte: WSL

Para finalizar, Caio deixa uma mensagem aos alunos do Colégio Don Domênico. “Muito mais do que o esporte, a educação é aquilo que mais abre as portas. Você ser um bom atleta, não é suficiente se você não tiver preparo para chegar nos lugares, falar com as pessoas, argumentar, pois, sem isso você fica muito limitado. O sucesso que tenho hoje está diretamente ligado à educação que recebi dos meus pais, dos educadores deste colégio, onde estudei quase toda minha vida. Disciplina, respeito e força de vontade é o segredo mágico”. E, completa: “A criança precisa de disciplina, ter respeito, para além de ser um bom profissional, ser uma boa pessoa, isso é o mais importante”.

Leandro Machado