Posto Médico Social mantido pela Associação Amparo aos Praianos do Guarujá realiza cerca de 5 mil procedimentos mês à população carente

Associação é a Mantenedora da Faculdade e Colégio Don Domênico.

A Associação Amparo aos Praianos Do Guarujá, Mantenedora da Faculdade e do Colégio Don Domênico é responsável pela gestão do Posto Médico Social, na Praia do Pernambuco, responsável pelo atendimento da população carente daquela praia e dos bairros adjacentes que se estendem até Bertioga. A Associação conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Guarujá na manutenção do Posto.

Criado em 1975, o Posto Médico Social Don Domênico é uma das obras sociais do Cônego Domênico Rangoni, um dos maiores empreendedores da Cidade de Guarujá. A assistência médica gratuita alcança a marca de aproximadamente 5 mil procedimentos/mês a crianças, adultos e idosos. Os principais serviços prestados são atendimento médico, procedimento de enfermagem, coleta de preventivo, cauterização, curativos, vacinas e procedimentos e coleta de exames laboratoriais.

“Os pacientes passam por consultas e podem realizar a grande maioria dos exames no próprio posto”, afirma a Coordenadora Administrativa do Posto Médico Social, Roberta Henriques Gruninger.

O equipamento conta com 24 profissionais e presta atendimento nas áreas de Psicologia, Odontologia, Ginecologia Obstetra, Pediatria, Clínica Geral e Generalista (Programa Mais Médicos).  O atendimento ainda inclui a distribuição de leite pasteurizado (Viva Leite), Bolsa Família e desenvolvimento de atividades de acompanhamento para diabéticos e hipertensos.

Roberta Gruninger destaca o comprometimento e a dedicação dos profissionais que atuam no atendimento à comunidade. “A qualidade do serviço prestado aqui é reflexo direto da disposição e compromisso dos profissionais com o atendimento da comunidade carente local, sem isso não seria possível atender tantas pessoas”.

Para o Vice-Presidente da Associação Amparo aos Praianos do Guarujá, Marcelo Mendes Passaes, o Posto Médico é mais um dos legados do Padre Don Domenico. “A Associação Amparo aos Praianos de Guarujá mantém o Posto Médico há mais de trinta anos após a morte do Cônego Domenico Rangoni, uma vez que, presta serviço de suma importância aos moradores da Praia do Pernambuco e suas adjacências. Nesse sentido, é nossa intenção que ele continue funcionando, dando suporte à comunidade carente daquela região”, afirmou.

A Associação Amparo aos Praianos de Guarujá tem caráter filantrópico com certificação emitida pelo Conselho Nacional de Assistência Social do Ministério da Previdência e Assistência Social. Tem destacada atuação na sua área social, com relevantes serviços prestados à comunidade de Guarujá desde o início de suas atividades.

 

Sobre o Posto Médico Social Don Domênico

Assistência médica e social inteiramente gratuita.

:: Inaugurado em 25 de janeiro de 1975.

:: Atende em média 5.000 pacientes mês.

:: Os medicamentos também são distribuídos gratuitamente.

:: O atendimento é realizado nos períodos matutino e vespertino.

Horário de funcionamento: 07h00 às 16h00

Endereço: Rua das Samambaias, s/n – Balneário Praia de Pernambuco

Guarujá / SP – CEP: 11444-110

Fone: (13) 3353-2529

 

Leandro Machado