Ligação seca Guarujá-Santos é tema de projetos do 5º Semestre de ADM

Alunos desenvolveram protótipos da ligação como parte da disciplina Gestão de Projetos I

Alunos do 5º semestre de Administração desenvolveram uma série de projetos sobre o tema Ligação Seca Guarujá-Santos. A atividade foi desenvolvida na disciplina Gestão de Projetos I, sob responsabilidade do Prof. Me. André Rojas.

André Rojas destaca o envolvimento dos alunos com o tema e o seu comprometimento com a elaboração de um projeto que tivesse bases teóricas sólidas. “Por se tratar de alunos do curso de administração, muitos não detinham conhecimento específico sobre a questão estrutural para uma ligação dessa magnitude, fazendo com que buscasses informações junto a professores formados em engenharia da faculdade, e fontes externas de informação”.

A ligação seca entre Guarujá e Santos é discutida há mais de 50 anos na região, sem que haja consenso na melhor forma de fazê-la, transformando sua execução em um assunto sem fim ao longo de muitas décadas. A escolha do tema se deu muito em razão disso, uma vez que, algo muito próximo do consenso existe quando se trata das vantagens que tal ligação traria para a região.

Segundo André Rojas, a seriedade e o compromisso dos alunos no desenvolvimento do projeto fizeram a experiência ser a mais produtiva possível. “A integração dos alunos visando um objetivo comum e o autogerenciamento presente nos grupos de trabalho possibilitou que todos tivessem que trabalhar de fato, redundando em um resultado muito satisfatório”.

O desenvolvimento do projeto foi realizado com a adoção de metodologias ativas de ensino, parte de um processo de modernização do processo de aprendizagem oferecido na Faculdade Don Domênico, sob coordenação do NUPPI – Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras.

Leandro Machado