O perfil do profissional de Administração

O perfil do profissional de Administração

Alguns paradigmas são perseguidos por toda empresa de toda e qualquer atividade econômica. Eles estão presentes também na administração pública e até em entidades sem fins lucrativos, sendo condições vitais para o sucesso de qualquer organização.

Obter o melhor resultado com o menor custo, com uma equipe de trabalho motivada e produtiva, com as melhores práticas e recursos possíveis e disponíveis é o que as empresas precisam. O responsável por fazer com que tudo isso aconteça atende pelo nome de “administrador“.

Cabe ao administrador identificar os melhores recursos materiais e humanos, dentro das possibilidades financeiras da empresa, e integrá-los de forma harmoniosa, de modo a conduzi-los aos resultados esperados pela organização.

É possível, com base nessas premissas, identificar a importância da administração para a empresa. É por essa razão que aqueles que desejam fazer uma graduação em administração precisam ter consciência de que é preciso reunir uma série de habilidades, sobretudo porque as condições competitivas, tecnológicas e de trabalho vivem um momento de constante mutação, impondo desafios quase que diários ao profissional de administração.

Antes de iniciar uma graduação em administração, é bastante recomendável que o aspirante a essa fascinante carreira entenda quais são essas habilidades e não se atrase em buscar adquirir aquelas que não fazem parte do seu perfil.

Não se deve presumir que um profissional de qualquer área já venha pronto de fábrica, com todas as habilidades necessárias para o exercício da profissão, tampouco a graduação irá prover toda essas características, no entanto é possível adquirir e desenvolver habilidades, o que exige esforço e vontade de aprender, mas é essa uma conduta que traz enormes recompensas. Não é diferente com aqueles que pretendem obter a graduação em administração.

Abaixo, algumas dessas habilidades, as principais para que se caracterize um bom administrador.

Visão Sistêmica

Em organizações complexas, essa habilidade é um requisito primordial para um profissional de administração.

Consiste na capacidade perceber a interdependência entre todas as células do negócio. Ao se falar em células, é possível remeter ao corpo humano, uma estrutura que funciona com perfeição, onde cada órgão tem uma ou mais funções específicas, mas todas elas estão integradas de modo a possibilitar o funcionamento adequado do todo.

É assim numa empresa. O administrador precisa estar atento a essa relação de dependência entre os setores e levar isso em conta em todas as suas decisões, considerando que elas não afetarão apenas o seu departamento, mas a empresa como um todo.

Se o marketing decide lançar um novo produto, precisa saber se o setor de produção tem capacidade para produzi-lo na escala idealizada, se o setor de pesquisa e desenvolvimento tem capacidade para desenvolvê-lo, se existe verba para o desenvolvimento e a produção e se é possível obter recursos no mercado, sendo necessário, para isso, o aval do setor financeiro. Precisa, ainda, saber da logística se existe viabilidade para a produção, a partir da disponibilidade de matéria prima e da viabilidade de toda a cadeia de suprimento absorver a demanda.

Em resumo, esse profissional deve entender que as decisões empresariais são multidisciplinares, compartilhadas e integradas.

Aprendizado e atualização permanentes

A maioria dos profissionais bem sucedidos na área de administração possui pelo menos uma especialização além da graduação.

Como foi dito, administrar é também estar atento às inovações, aos novos paradigmas, às novas tecnologias. Por conta disso, a atualização não se resume a fazer novos cursos, mas ter interesse em novos temas, estudar e tentar vivenciar o novo.

Liderança

A liderança é uma variável crítica para o administrador. Consiste na capacidade de fazer com que a equipe o siga.

Esse processo passa, inevitavelmente pelos itens anteriores, porque a base da liderança é o conhecimento. Como seria possível guiar alguém por caminhos que não conhecemos?

O conhecimento propicia ao profissional a capacidade de propor, argumentar e convencer, mas há também uma série de comportamentos fundamentais, inclusive para a construção desse conhecimento, sobretudo a capacidade de ouvir. Ouvir é também a melhor forma de envolver as pessoas, fazer com que elas se sintam importantes.

Um líder deve ser o caminho, logo sua atuação deve ser ética. Uma empresa com conduta ética rígida transmite confiança aos seus colaboradores, aos clientes e aos demais stakeholders.

Um ambiente de confiança, onde se praticam objetivos, metas e regras claras, onde há incentivo ao trabalho em equipe, é fator motivacional poderoso, maiores até que premiações em dinheiro.

Organização

O administrador precisa ser o primeiro a ser organizado, mas essa característica vai muito além da mesa de trabalho. Ser organizado é proporcionar um ambiente onde todos sabem o que fazer, quando fazer, onde encontrar e como entregar.

Numa empresa organizada, a rotina flui com naturalidade e as pessoas não passam o tempo todo perguntando o que fazer.

Empreendedorismo e criatividade

O administrador precisa ter essas características, mas isso não basta. Ser empreendedor e criativo é apenas uma poderosa forma de incentivo para que a equipe adote esses paradigmas.

O que é empreender se não fazer algo novo para obter melhores resultados e competir? Como fazer isso sem criatividade, sem busca constante pela inovação?

Habilidade com números

Muitas pessoas desanimam quando se deparam com essa variável, mas é impossível para um profissional de administração viver sem elas.

Como analisar um relatório, indicadores econômicos e de mercado, fazer um planejamento financeiro, estabelecer controle sobre o fluxo de caixa e tomar decisões sem ter habilidade com números.

Não é preciso ser um expert em matemática, nada disso, mas é preciso saber entender a linguagem dos números, pois essa é a base de quase todas as decisões.

Faculdade Don Domênico