Confira 6 motivos para cursar Pedagogia

6_motivos_para_cursar_pedagogia

Mesmo que a profissão de professor seja pouco valorizada no Brasil, tanto no sistema público quanto no sistema privado de educação, esta é uma profissão fundamental para garantir o desenvolvimento do país, já que é a profissão base de todas as outras.
Dessa maneira, é fundamental que o país forme professores, pois esta é uma demanda que tende a se manter estável ou mesmo aumentar, dependendo da região do país.
Por isso, neste artigo listaremos alguns motivos para que você, interessado(a) em cursar graduação em pedagogia, se convença de fato a investir neste curso.

Atuar com o desenvolvimento de pessoas

Poucas coisas na vida são tão gratificante quanto poder ajudar pessoas a se tornarem cada vez melhores e capacitadas, e este é o trabalho do(a) pedagogo(a) em primeira instância. Isso significa que ao mesmo tempo em que você estará auxiliando alunos a evoluir, estará ao mesmo tempo evoluindo como ser humano.

Atuar com pessoas de diversas idades

Muitos pensam que o trabalho do(a) pedagogo(a) se restringe ao trabalho com crianças em sala de aula. Mas isso não é verdade, pois é possível trabalhar, especialmente no campo da alfabetização, com EJA (Educação de Jovens e Adultos), educação superior e com educação no campo, por exemplo.

Ir além da sala de aula

Quando falamos em pedagogia, automaticamente pensamos em professor, mas isso é um equívoco, pois o trabalho de um pedagogo(a) pode ir muito além. Há oportunidades para produtor de materiais didáticos, como diretor(a) de instituições de ensino, como conciliador, como especialista em currículo escolar (materiais e conteúdos básicos trabalhados em sala de aula), dentre outras.

Trabalho garantido

A grande preocupação de estudantes de graduação é conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Se em algumas áreas esta pode ser uma tarefa difícil, na graduação em pedagogia e mais simples, pois além de uma grande rede de escolas privadas, concursos estaduais e municipais para professores são bastante frequentes.

Atuar em projetos multidisciplinares

Os documentos que regem a educação no Brasil, em especial os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a Base Nacional de Educação, preveem que o professor atue com uma diversidade de assuntos que abrangem diversas disciplinas, permitindo que o professor enriqueça sua experiência em sala de aula.

Flexibilidade de horários

Um(a) pedagogo(a) pode definir como será sua rotina de trabalho, e isso é de especial importância para que possa se dedicar a outras atividades de seu interesse. É possível trabalhar somente em meio período, período integral ou mesmo nos três períodos (manhã, tarde e noite).

 

Portanto, mesmo com o salário sendo pouco atrativo, a profissão está evoluindo e o professor cada vez mais adquirindo direitos e reconhecimento da sociedade perante a importância de seu papel. Por isso, se você acredita que esta seja a sua vocação, vá em frente.