Atributos que todo gestor de RH precisa ter

atributos_que_todo_gestor_de_RH_precisa_ter

A cada dia são acrescentadas novas aptidões para o gestor de RH, esse profissional tão importante para empresa responsável por gestar o que há de mais precioso em uma empresa: pessoas. Desse modo algumas características são exigidas para esses profissionais e aqui não estamos falando de formações acadêmicas, especializações ou cursos. Apesar de muito importantes existem outros atributos que, com a ausência deles, não temos um bom gestor de RH.

Esse profissional, que evoluiu muito ao longo dos tempos, já foi tachado como aquele que apenas admite e demite pessoas de acordo com justificativas muito fluidas, estereótipo extremamente errôneo e que não corresponde com a realidade.

Quem trabalha com recursos humanos é responsável pela longevidade e qualidade de profissionais da empresa bem como pela retenção de talentos cruciais para alcançar objetivos e metas.

Dessa maneira, vamos conhecer os principais atributos relacionados aos gestores de RH?

Comunicação

Comunicar-se bem é essencial para o profissional de recursos humanos.
Gostar de se comunicar e ter facilidade nessa ação garante que a mensagem chegue aos seus receptores sem ruídos, ou seja, que os profissionais entendam exatamente o que o gestor está passando. Além disso, o gestor está lidando com pessoas, é natural que a comunicatividade seja valorizada.

Liderança

A liderança faz com que a equipe confie no gestor e que ele se mantenha integrado com os objetivos da empresa. O ideal é que os colaboradores tenham no gestor uma figura que podem contar de fato. Otimismo, visão de futuro e passar segurança para os colaboradores também são atribuições desses gestores.

Sabedoria

Mais do que dominar técnicas, o gestor de RH precisa ser sábio para trabalhar com diversas pessoas com diferentes formações e temperamento. Além disso, ele trabalha com muitos processos, regras, condutas e valores o que amplia a necessidade dessa aptidão.

Versatilidade

O gestor precisa se adaptar e se relacionar bem com todos os departamentos da empresa. O ideal é que ele já tenha passado por outras áreas como logística e marketing para que conheça na prática como funciona cada etapa. A visão global da empresa facilita o trabalho e torna o gestor mais preparado para trabalhar com a equipe.

Atenção aos detalhes

Além da visão global, a visão dos detalhes também é necessária. Um problema ou uma solução pode estar nos detalhes e influenciar amplamente nos interesses da empresa. O profissional de RH precisa ter uma visão apurada para questões que estejam atrasando o crescimento ou para talentos mal aproveitados.

Trabalho sob pressão

O gestor precisa trabalhar com situações de pressão com naturalidade, como parte do processo de evolução da empresa. A resiliência, portanto, é uma aptidão que precisa se fazer presente nesses profissionais. Logicamente que essas situações não devem ser rotina, mas quando ocorrem o gestor estará preparado.

 

Podemos notar que o profissional de RH é muito mais do que alguém que demite e admite pessoas, certo? Não é fácil reunir todas essas aptidões, mas quando a pessoa se prepara, se integra com a empresa e se dedica à função poderá se tornar um profissional de RH realmente completo e determinante para corporação.

Faculdade Don Domênico