Projeto El Cine no Colégio Don Domênico ensina espanhol por meio do Cinema

Atividade dirigida a alunos do 3º Ano do Ensino Médio (3ºCa e 3ºCb) visa maior envolvimento dos alunos

Profa. Silvia Veiga

A Profa. Silvia Veiga, responsável pela disciplina de Espanhol encontrou uma maneira diferente de ensinar a língua aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, utilizando o cinema como ponto focal para realização de atividade voltada à consolidação de conceitos. “Estamos trabalhando com sinopses de filmes na apostila, daí a ideia de elaborar uma atividade com esse tema, com o fim de trabalhar a questão gramatical”, afirma

Denominado El Cine, o projeto tem o objetivo de discutir o papel do cinema na sociedade. Para tanto, os alunos desenvolveram trabalhados baseados na discussão de premissas preparadas pela Prof. Silvia. São elas:

 

  • A importância do cinema;
  • O cinema como instrumento de diversão;
  • O papel do cinema na formação das pessoas;
  • O cinema como protesto e denúncia;
  • Adaptação de obras literárias para o cinema;
  • Estudo dos gêneros: tecnologia, impacto e função social do cinema.

Segundo Silvia, o projeto possibilita um maior envolvimento do aluno com os temas propostos, uma vez que, o cinema é uma unanimidade entre os alunos e as pessoas em geral.

“A ideia do projeto é trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula. Debater sobre adaptações, principalmente de autores consagrados da literatura, como Cervantes e Shakespeare para o cinema”. E, completa: “Esse trabalho permite ao aluno refletir sobre a linguagem artística do cinema, desenvolvendo uma visão crítica e uma percepção objetiva sobre o caráter significativo de seus conteúdos” finalizou.

O espanhol é a segunda mais falada no mundo, com cerca de 400 milhões de falantes, distribuídos em aproximadamente 30 países, em sua maioria na América Latina (sem contar a Espanha), perdendo apenas para o Mandarim, com cerca de 860 milhões de falantes, segundo dados apresentados são da Ethnologe (2015), Organização internacional da Francofonia (2014) ou ainda do nationalencyklopedin (2010). Por conta de sua importância, o Espanhol é disciplina obrigatória para turmas a partir do 6º ano do ensino fundamental.

Leandro Machado