Turmas do 4º ano do Ensino Fundamental visitam Biblioteca Municipal Martins Fontes

Programa de visitas à biblioteca tem o objetivo de incentivar a leitura

Dando sequência ao programa de incentivo à leitura, na última semana, alunos das turmas do 4AT e 4AM visitaram a Biblioteca Municipal Martins Fontes – Guarujá. As turmas participaram de uma série de atividades como a contação de histórias, conheceram diversas obras e ouviram sobre seus autores. As turmas foram acompanhadas pelas professoras Ieda Willens, Patrícia Monteiro, Prof. Rodolfo e a inspetora Alessandra da Silva.

O incentivo à leitura é uma prioridade no Colégio Don Domênico, muito em razão dos efeitos positivos na formação de cidadãos conscientes. “O nosso papel como educador é formar cidadãos com consciência crítica, que pensem a respeito dos assuntos e desenvolvam suas opiniões próprias, podendo desta forma, contribuir com a formação de uma sociedade mais capaz”, afirmou Ieda Willens.

A leitura traz outras vantagens para as pessoas, como a possibilidade de ampliar seu conhecimento, tornando o indivíduo capaz de se relacionar em diversos meios, fazendo dele um profissional mais completo. Além de melhorar a memória e a concentração, o hábito de ler aprimora a capacidade de aprendizado e vocabulário, tornando-o mais capaz de expressar suas ideias e se colocar diante de situações diversas.

O hábito da leitura deve ser trabalhado desde cedo, a fim de que os alunos possam perceber quão prazerosa tal atividade pode ser. “Com tantas distrações presentes na vida das crianças atualmente, como jogos online, videogames, entre outros, os livros foram relegados à última opção de lazer. A mudança dessa condição se dará com o exercício constante da leitura desde o início da formação da criança, de forma que a leitura possa se tornar um hábito prazeroso”, afirmou Patrícia.

Feira do Livro no Colégio Don Domênico

Na mesma semana, entre os dias 04 e 06, na sede do Colégio Don Domênico, foi realizada Feira do Livro. Durante o evento, as crianças puderam visualizar diversas obras e materiais lúdicos associados à leitura.  

Sobre as Bibliotecas Municipais do Guarujá

As Bibliotecas Municipais estão abertas e com um vasto acervo para consulta, pesquisa e empréstimo à população. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 9h às 17h. Maiores informações sobre acervo e funcionamento podem ser esclarecidas pelo e-mailbiblioteca@guaruja.sp.gov.br ou pelo telefone (13) 3341-7845 / (13) 3386-6041.

Leandro Machado