Reunião discute Políticas Públicas de incentivo à Inovação nas Instituições de Ensino Superior (IES)

Representantes da Faculdade Don Domênico participaram do encontro

Representantes do Consórcio STHEM Brasil e do SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) se reuniram ontem, em Brasília, com representantes do Ministério da Educação para discutir Políticas Públicas de incentivo à inovação nas IES, com o objetivo de tornar o ensino superior brasileiro mais competitivo e alinhado às referências internacionais de educação e de desempenho na qualidade de formação dos alunos.

O Diretor e a Vice-Diretora da Faculdade Don Domênico, Prof. Fernando Mendes Passaes e Mônica Machado Alonso, participaram da reunião, uma vez que, a instituição faz parte do Consórcio STHEM Brasil e é filiada ao SEMESP. “A inovação do Sistema de Ensino das IES é uma questão de sobrevivência, especialmente, levando em consideração o perfil do aluno atual, ávido por aulas mais interativas, práticas, onde ele é o protagonista do processo de aprendizagem”, afirma Mônica Alonso, que coordena o Núcleo de Práticas pedagógicas Inovadoras (NUPPI) na Faculdade Don Domênico.

“O trabalho desenvolvido na área da inovação acadêmica no Consórcio STHEM Brasil e no SEMESP, ambos sob coordenação do Prof. Fábio Reis, é um trabalho sério, comprometido e alinhado às melhores práticas do mundo, podendo ser um importante instrumento no estabelecimento de políticas públicas mais votadas à inovação”, destaca.

Para Fernando Passaes, a inovação dentro das IES deve ser acompanhada de mudanças estruturais nos instrumentos de avaliação e controle, a fim de que o processo possa funcionar de maneira eficaz. “O movimento em direção à inovação acadêmica deve fazer parte da estrutura com que as políticas de educação são pensadas e aplicadas pelos órgãos de controle, de forma que o País possa oferecer um ensino superior de qualidade”.

“O debate e a discussão são ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento em todas as áreas. A reunião é mais um passo no aprimoramento do processo de educação superior no País, por meio da ampliação na utilização de modelos inovadores que permitam às IES aumentar sua competitividade e sua eficácia na formação de profissionais de alto nível”, finalizou.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM. Acesse  www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/